Notícias

Maio 16, 2022 03:26 PM

No próximo sábado, 21 de maio, 17 horas, na Casa da Portela, em Amarante, o Bloco de Esquerda organiza um debate sobre a prospeção e exploração do lítio na nossa região. O debate contará com a presença da dirigente nacional Maria Manuel Rola e o dirigente da Corema - Associação de defesa do património José Gualdino. Contamos contigo!!

Outubro 12, 2020 10:04 PM

Visita do Bloco de Esquerda a Olo, Amarante.

 

Ontem, segunda-feira, dia 12 de outubro, uma comitiva do Bloco de Esquerda de Amarante e a deputada eleita pelo círculo do Porto visitaram a freguesia de Olo, em Amarante. A delegação encontrou-se com representantes da junta de freguesia, com dirigentes da Associação Amar Olo e residentes para avaliar no local os impactes ambientais que a linha de muito alta tensão irá causar à população, que segundo o projeto passará muito perto do centro da aldeia.

Os habitantes de Olo reivindicam um outro traçado, longe do centro de aldeia e que passa em zona de baldio e reduzindo a exposição humana a campos elétricos e eletromagnéticos derivados de linhas, de instalações ou de equipamentos de alta tensão (AT) e muito alta tensão (MAT), exigindo a salvaguarda da saúde pública. E essa alternativa mostra-se possível, tivera a população sido auscultada em 2010 e novamente em 2018 após a mais recente alteração do traçado que coloca a linha ainda mais próximo das populações.

Opinião

Aconteceu no final do mês de outubro de 1979. Pela primeira vez – e, até hoje, a única no nosso país – as trabalhadores domésticas juntavam-se no Pavilhão dos Desportos de Lisboa para realizar o seu primeiro congresso nacional, sob o lema “Dizemos não à servidão”. Nos meses anteriores, o Sindicato do Serviço Doméstico multiplicara reuniões preparatórias e, em junho desse ano, lançara um Inquérito à Opinião Pública, que pretendia formar as delegadas sindicais no contacto com a população, pô-las a socializar, a comunicar na rua, a fazer entrevistas e a distribuir material, a chamar a atenção da sociedade para o Congresso.