Sobre: Notícias

Outubro 12, 2020
Visita do Bloco de Esquerda a Olo, Amarante.   Ontem, segunda-feira, dia 12 de outubro, uma comitiva do Bloco de Esquerda de Amarante e a deputada eleita pelo círculo do Porto visitaram a freguesia de Olo, em Amarante. A delegação encontrou-se com representantes da junta de freguesia, com dirigentes da Associação Amar Olo e residentes para avaliar no local os impactes ambientais que a linha de muito alta tensão irá causar à população, que segundo o projeto passará muito perto do centro da aldeia. Os habitantes de Olo reivindicam um outro traçado, longe do centro de aldeia e que passa em zona de baldio e reduzindo a exposição humana a campos elétricos e eletromagnéticos derivados de linhas, de instalações ou de equipamentos de alta tensão (AT) e muito alta tensão (MAT), exigindo a salvaguarda da saúde pública. E essa alternativa mostra-se possível, tivera a população sido auscultada em 2010 e novamente em 2018 após a mais recente alteração do traçado que coloca a linha ainda mais próximo das populações.